Para o projeto demonumenta, criamos um dataset a partir de obras do Museu Paulista para ser utilizado em experiências com Inteligência Artificial. Em Paisagens Possíveis esse dataset foi colocado em confluência com um outro, chamado WikiArt, que conta com cerca de 15 mil obras consideradas referenciais para a História da Arte.
Ao cruzar os parâmetros de catalogação do nosso banco de dados com o do Wikiart, gerarmos novas obras capazes de evidenciar o que há de mais genérico nas formulações estéticas das paisagens encontradas nas obras do Museu Paulista da USP e a perenidade desse vocabulário visual. Todos os vídeos começam sempre com uma pintura de paisagem do Museu Paulista. Aos poucos, essa obra se transforma, cruzando as referências da historiografia hegemônica da arte, gerando genéricos de paisagens possíveis.
Este experimento integra a série IApiranga, do projeto demonumenta, um conjunto de obras que investiga as estéticas da memória e os usos da Inteligência Artificial no campo da História da Arte.