Ignorância Animada

Carlo de Servi. “Retrato do Conselheiro Rodrigues Alves”, 1913. Museu Paulista USP

Ana Paula Borges e Guilherme Françoso

Ignorância Animada apresenta uma série de memes que dão vida a retratos da pinacoteca do Museu Paulista com falas absurdas da atualidade que viralizaram pelo teor intolerante e autoritário, como o discurso de Paulo Guedes sobre as domésticas na Disney, vinculado aqui à imagem do Cons. Rodrigues Alves, conhecido pelo seu anti-abolicionismo.

Essa experimentação não buscou estabelecer relações diretas entre os discursos atuais e os retratos históricos, mas promover a discussão sobre a permanência de ideais colonialistas na nossa cultura ao longo dos últimos dois séculos. Durante o processo de curadoria das imagens e áudios nos deparamos com a dificuldade de aplicar conceitos atuais a personalidades de outro contexto histórico, mesmo quando os dois momentos possuem o mesmo viés conservador.

Isso levantou uma importante reflexão acerca da responsabilidade de dar voz a indivíduos de outro tempo, ainda que o projeto parta da premissa de não propor relação direta entre os posicionamentos da figura retratada e do áudio reproduzido. Essa preocupação levou a um trabalho de pesquisa e particularmente cuidadoso, cujo resultado são animações que funcionam como memes promovendo reações divertidas instantâneas, mas também apresentam outras camadas de significados através das reverberações entre passado e presente.

Deixe um comentário