Anhanguera

O monumento a Anhanguera foi encomendado por Afonso Taunay, então diretor do Museu Paulista, para as comemorações do Centenário da Independência do Brasil (1922), junto com as esculturas de outros dois bandeirantes: Raposo Tavares e Fernão Dias.

A estátua foi inaugurada em 1924, nos jardins do Palácio dos Campos Elíseos, sede do  governo do Estado. Em 1935, foi implantada na Avenida Paulista, onde está localizada até os dias de hoje, depois de passar pela Avenida Rio Branco.

De autoria do escultor italiano Luigi Brizzolara, é uma das muitas homenagens ao bandeirantismo na cidade de São Paulo, numa época em que sua imagem era associada a um suposto espírito pioneiro do Estado. Sua figura europeizada nos traços e trajes, se acentua pela posição, que lembra quadros de monarcas europeus, e pela composição semelhante a esculturas de heróis italianos.

Imagens: Anhanguera: Andre Turazzi; Alfredo Rizzutti/Estadão 1972; Escultura de Fernão Dias por Luigi Brizzolara: Rodrigo Tetsuo Argenton/ Museu Paulista USP.

Deixe um comentário