Qual memória?
Texto: Isis Kanashiro J. A. Soares. Modelagem 3D: Beatriz Barbosa de Lima, David Atalla Aly. Pós-Produção: Luís Felipe Abbud, João Generoso Gonzalez
Em 1814, São Paulo recebeu seu primeiro monumento, um obelisco acompanhado de um chafariz, implantado no ‘Piques’, um largo dotado de uma bica, onde os tropeiros paravam para dar água aos seus animais e era feito o comércio de escravos na cidade. Um século depois, o largo, renomeado ‘da Memória’, passou por uma reforma urbana, quando ganhou um pórtico decorado com um painel de azulejos e um novo chafariz, desenhado pelo artsita Jose Wasth Rodrigues, autor também do brasão da cidade de São Paulo. Projetado pelo engenheiro Victor Dubugras, o novo marco da cidade fazia parte do conjunto de monumentos dedicados à celebração do Centenário da Independência. Dedicado ao Zelo do Bem Público, o Obelisco do Piques e o Largo evocam a memória de todos que têm suas vidas inscritas ali: dos tropeiros que o usavam como ponto de parada e matavam a sede de seus animais no chafariz e dos escravizados que foram ali comercializados como mercadoria aos que hoje sambam nos bares à volta e os que dormem naquele chão. Em 2021, em meio à pandemia de Covid-19, 500 velas foram acendidas nos degraus do Largo, uma para cada mil pessoas que morreram no país vítimas da doença, por manifestantes que protestavam pelo afastamento do presidente em ofício.
Referências
- Júlio Prestes de Albuquerque. No Rancho de Paranapiacaba. 1922.
- Benedito Lima de Toledo. Um neologismo para a princesa Isabel. O Estado de S. Paulo, 2003.
- Renata Oliveira. As muitas lembranças da ladeira. Revista Apartes, Câmara Municipal de São Paulo, 2018.
- Gustavo Piqueira. A Pirâmide do Piques. Edições Sesc São Paulo, 2020.
- Da Redação. ‘Luto por meio milhão’: protesto em SP homenageia mortos pela Covid-19. Revista Metrópoles, 2021.
- Coletivo Crônicas Urbanas. Largo da Memória: Obelisco do Piques.
- Ana Winther, Helenice Diamante, Denise Trani e Fátima Antunes. Largo da Memória, porta de entrada da São Paulo antiga. Diário Oficial da Cidade de São Paulo, 2005.